Horário de Funcionamento:

Seg - Sex: 07h00 - 17h00

Uma das dúvidas mais comuns dos trabalhadores é a diferença entre a Pessoa Física, conhecida pela sigla PF, e Pessoa Jurídica (PJ).

Para aqueles que queiram se tornar empreendedores, conhecer as diferenças é primordial para a abertura da empresa. Para conferir as diferenças e entender melhor o que cada termo significa, continue lendo o texto.

 

Clique aqui para saber mais sobre o 13º salário

 

O que é Pessoa Jurídica e Física?

O primeiro passo é entender como funciona a Pessoa Jurídica. Para abrir uma empresa, por exemplo, é preciso criar um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em determinada modalidade de negócio. As duas principais categorias são o Microempreendedor Individual (MEI) e o Microempresário (ME).

Só é possível criar uma PJ se você for abrir uma empresa. Caso isso aconteça, você é obrigado a prestar contas de serviços, administração, produção e comercializado dos produtos.

Ao contrário da PJ, uma Pessoa Física pode ser qualquer indivíduo com certidão de nascimento ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ou seja: toda pessoa ao nascer já é considerada uma PF.

 

Diferenças entre PJ e PF

Apesar de todo PJ ser PF – mas não ao contrário --, eles têm valores de impostos diferentes um do outro.

Uma pessoa que possui empresa (portanto, é PJ) deve ter uma conta bancária para sua empresa e outra para a sua Pessoa Física, uma vez que as tarifas e o tipo de conta são bem diferentes de um caso para outro.

Além da conta bancária ser uma diferença marcante entre as duas modalidades, existem outras duas importantes:

 

- Pessoa Física tem direito a votar e ser votado para cargos públicos; Pessoa Jurídica não

- Como PJ, você tem direito à propriedade intelectual e ao nome e logotipo de sua empresa, os quais não podem ser utilizados por outras instituições

 

Escritório de Contabilidade em Ribeirão Preto

Seja Pessoa Física ou Jurídica, os especialistas da HP Contabilidade estão à disposição para tirar todas as suas dúvidas e resolver seus problemas contábeis.

Com mais de 40 anos de experiência, a HP Contabilidade conta com uma plataforma 90% on-line e com atendimento imediato.

Precisa de um escritório de contabilidade para você ou sua empresa em Ribeirão Preto? Entre em contato conosco agora!